estado físico

O estado físico de um material ou sistema físico indica a situação em que este se encontra no que diz respeito às suas propriedades. Este depende da temperatura e pressão. Os três estados físicos nos quais a matéria pode existir são o sólido, o líquido e o gasoso. O plasma é por vezes visto como o quarto estado da matéria.
A teoria cinética descreve como é que o estado de um material depende do movimento e arranjo dos seus átomos e moléculas. No estado sólido, os sólidos possuem um tamanho e forma definidos porque os seus átomos se encontram muito próximos e ligados por forças de coesão muito fortes. Os átomos apresentam apenas movimentos de vibração.
No estado líquido os seus constituintes possuem uma certa liberdade de movimentos, pelo que as substâncias podem fluir e adotar a forma do recipiente que as contêm, embora apresentando sempre uma superfície de separação.
O estado gasoso apresenta-se como sendo um estado da matéria cuja característica principal é a mobilidade dos seus átomos ou moléculas e que permite às substâncias ocuparem todo o volume dos recipientes que as contêm. Possui densidades relativamente baixas.
Como referenciar: estado físico in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-04 10:06:50]. Disponível na Internet: