Estée Lauder

Empresária norte-americana, Estée Lauder nasceu a 1 de julho de 1910, em Nova Iorque, e faleceu a 24 de abril de 2004, em Nova Iorque. Na altura, o seu nome era Josephine Esther Mentzer. Aos 20 anos, casou com Joseph Lauter, que, mais tarde, deu origem ao nome Lauder. O casal, fundou, em 1946, a casa Estée Lauder em Nova Iorque, lançando quatro produtos: um óleo de limpeza, um creme multiuso, uma loção para a pele e um pacote de cremes. O primeiro creme para a pele proposto por Estée Lauder foi desenvolvido por um tio que era químico. A ideia de Estée, então com 36 anos, era proporcionar a todas as mulheres o direito a serem belas e os produtos eram vendidos em lojas de beleza e clubes de férias. Dois anos depois da fundação da empresa, abriu a primeira loja, na 5.ª Avenida, em Nova Iorque.
Em 1953, a Estée Lauder fez história ao lançar a loção de banho Youth-Dew, a primeira a funcionar em simultâneo como perfume. Por esta altura, a marca já tinha ganho fama pela inovação e qualidade dos seus produtos. 1957 foi o ano em que Estée Lauder lança o Re-Nutriv, que viria a ser uma referência em termos de tratamento da pele. Em 1960, estendeu a sua presença ao estrangeiro ao abrir uma representação em Londres, para no ano seguinte fazer o mesmo no continente asiático, mais precisamente em Hong Kong. Estée Lauder recebeu, em 1962, o Prémio Neiman Marcus pelo serviços prestados no mundo da moda, feito que viria a repetir em 1992, tornando-se na primeira pessoa a ser distinguida por duas vezes. Em 1964, foi lançada a essência Aramis, com o intuito de dar ao homem um novo estilo. O reconhecimento pelo trabalho de Estée Lauder voltou a surgir em 1967, quando os responsáveis pelas publicações norte-americanas de economia e finanças a elegeram uma das dez mulheres de negócios mais influentes. Em 1968, fundou os Laboratórios Clinique, companhia de cosméticos femininos responsável, oito anos mais tarde, pela introdução, pela primeira vez no mercado, de uma linha de produtos independente destinada a homens.
A fama de Estée Lauder já tinha chegado à União Soviética onde, em 1981, foram abertas três lojas, uma em Moscovo, outra em Kiev e outra em Leninegrado (atual São Petersburgo). Aos 75 anos, Estée Lauder resolveu pôr por escrito a sua vida de sucesso no mundo dos cosméticos e lançou a autobiografia Estée: A Success Story (Estée: Uma História de Sucesso).
Em 1994, a Sociedade Americana de Perfumes resolveu atribuir, pela primeira vez, um prémio para uma lenda viva e a honra recaiu sobre Estée Lauder.
A empresa Estée Lauder, dirigida pela família até 1995, é uma das líderes do mercado mundial em termos de produtos de beleza, perfumes e champôs, baseando o sucesso numa boa relação com os clientes que passa pela oferta de amostras. Está representada em mais de 120 países. Para além de Estée Lauder, é detentora de nomes como Aramis, Tommy Hilfiger, Donna Karan, entre outros.
Como referenciar: Estée Lauder in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 13:48:39]. Disponível na Internet: