Esterculiáceas

Família de plantas dicotiledóneas, que se encontra distribuída por cerca de 68 géneros e por 700 espécies. As plantas desta família são ervas, lianas, arbustos ou árvores.
As Esterculiáceas (Sterculiaceae) distribuem-se pelas regiões subtropicais a tropicais.
As folhas são alternas, inteiras, simples ou compostas - lobadas palmadamente ou digitadamente compostas -, com estípulas e caducas. As flores, unissexuais ou bissexuais, dispõem-se geralmente em cimos axilares. O perianto é sepaloide ou diferencia-se em cálice e corola. O cálice tem, geralmente, cinco sépalas e simpétalo. A corola tem, normalmente, cinco pétalas livres ou aderentes à coluna estaminal. Os estames, em número geralmente superior a cinco, são livres ou com os filetes unidos em tubo. O gineceu tem, geralmente, cinco, dez ou doze carpelos. O ovário é súpero, podendo apresentar cinco, dez ou doze lóculos, com dois a numerosos óvulos por lóculo.
O fruto é, geralmente, capsular.
As esterculiáceas estão representadas por espécies como o Theobroma cacao (cacaueiro) e as do género Brachychiton, utilizadas como plantas ornamentais.
Como referenciar: Esterculiáceas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-19 17:23:40]. Disponível na Internet: