Étienne-Louis Boullée

Arquiteto francês, Étienne-Louis Boullée nasceu em Paris, a 12 de fevereiro de 1728, e morreu na mesma cidade, a 6 de fevereiro de 1799. Tendo estudado arquitetura com os proeminentes arquitetos franceses da sua época, dedicou-se à profissão concebendo diversas moradias em estilo neoclássico. No entanto, a sua importância para este movimento vem do desenvolvimento dos seus pontos de vista teóricos, marcados pelo iluminismo, e dos projetos utópicos que concebeu para os ilustrarem. Pretendendo criar uma arquitetura apropriada a uma nova estrutura social ideal, desenvolve enormes edifícios públicos inspirados na arquitetura romana e egípcia, utilizando de forma abstrata volumes concebidos segundo formas geométricas puras. Estas, segundo Boullée, possuiriam atributos simbólicos inatos. Estes projetos culminam no Cenotáfio de Newton, dedicado a este fisíco e matemático, uma imensa esfera em cujo interior estaria representada a abóbada celeste.
Antecipando muitas das questões que seriam problematizadas pelos arquitetos do século XX, Boulée foi um visionário que influenciou sobretudo os arquitetos neoclássicos da geração seguinte que trabalharam durante o período do império napoleónico.
Como referenciar: Étienne-Louis Boullée in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 05:24:12]. Disponível na Internet: