eucalipto

Designação comum de plantas do género Eucalyptus, da família das Mirtáceas.
As espécies do género Eucalyptus são plantas arbóreas ou arbustivas, com folhas persistentes. Geralmente, as folhas juvenis e adultas são diferentes, podendo ainda apresentar formas intermédias. As folhas de algumas espécies tropicais durante o verão são caducas. As folhas frequentemente têm consistência coriácia e apresentam uma nervação secundária característica de cada espécie. As cavidades dos seus tecidos podem reter óleos essenciais, sobretudo eucaliptol. As flores estão geralmente reunidas em umbelas. Os botões florais são muito característicos, com um opérculo resultante da fusão das peças do perianto. Os estames estão presentes em grande número. O ovário é ínfero ou semi-ínfero com numerosos rudimentos seminais. O fruto é uma cápsula mais ou menos lenhificada, deiscente por três ou cinco válvulas apicais. Possui muitas sementes. O eucalipto Eucalyptus camaldulensis, também vulgarmente conhecido por eucalipto-de-opérculo-rostrado ou eucalipto vermelho, é uma árvore com cerca de 25 metros de altura, mas que quando cresce em lugares com grande abundância de água pode atingir os 40 metros de altura. O tronco é curto, com casca lisa, que se pode desprender em tiras longitudinais ou placas. As folhas jovens são lanceoladas a ovadas e dispõem-se de forma oposta. As folhas adultas são lanceoladas, acuminadas, cerosas e dispõem-se de forma alterna. As flores são esbranquiçadas e agrupam-se em umbelas. Os frutos são cápsulas castanhas, achatadas e abrem-se por quatro válvulas. Esta espécie é natural da Austrália. É uma espécie de crescimento rápido, utilizada no fabrico de pasta de papel.
A espécie Eucalyptus globulus, comummente conhecida por eucalipto-comum, calipse ou gomeiro-azul, é uma árvore que pode atingir os 65 metros de altura. O tronco é muito grosso e de casca cinzenta, que se desprende em tiras longitudinais. Os ramos jovens de rebentos normais são de secção circular enquanto os rebentos adventícios são quadrangulares. As folhas jovens são opostas, lanceoladas a ovadas, de cor clara e sésseis. As folhas adultas são alternas, compridas, estreitas, lanceoladas, coriáceas e pecioladas. As flores, de uma maneira geral, são solitárias, esbranquiçadas, com o perianto diferenciado em cálice, quadrangular e com opérculo coriáceo, e corola, com pétalas aderentes que formam um opérculo caduco. O fruto é uma cápsula, verrugosa, em geral maior que a flor, plano na parte superior e abre por quatro ou cinco aberturas. Encontra-se no estado natural numa pequena zona da Austrália e da Tasmânia. Disperso pelos humanos, encontra-se em todas as regiões de climas temperados como a Califórnia, na região mediterrânica, Índia, Filipinas, América do Sul, América tropical e África. Na Península Ibérica encontra-se nas zonas costeiras.
A E. Globulus é uma espécie de crescimento rápido, com interesse para a produção de madeira, lenha, óleos essenciais e sobretudo para a pasta de papel.
Como referenciar: eucalipto in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 16:09:54]. Disponível na Internet: