Artigos de apoio

Eugenio Barba
Antropólogo italiano, Eugenio Barba nasceu em 1936, na cidade italiana de Brindisi, e, durante a juventude, frequentou a Universidade, tendo completado os seus estudos na Academia Militar de Nápoles. Depois de ter abandonado a ideia de seguir uma carreira militar como seu pai, Eugenio Barba decidiu partir para a Noruega, onde se especializou, em 1960, em literaturas francesa e norueguesa e em História da Religião (Universidade de Oslo).
No ano seguinte, foi estudar Teatro para Varsóvia. Uns meses mais tarde deixou a escola de teatro para se juntar a Grotowsky que, naquela altura, dirigia a "Teatr 13 Rzedow". Contudo, dois anos depois, abandonou Grotowsky e partiu para a Índia, onde tomou contacto com o Teatro "Kathakali".
Em 1964 retorna a Oslo e funda o seu próprio teatro: "Odin Teatret". No "Odin", criou e dirigiu 18 espetáculos dos quais se destacam Ferai (1969), Min Fars Hus (My Father's House) (1972), Brecht's Ashes (1979), Talabot (1988), Kaosmos (1993). No mesmo ano em que estreou a peça Brecht's Ashes (1979) fundou o ISTA (International School of Theatre Anthropology).
Eugenio Barba é hoje considerado um dos mais importantes nomes da Antropologia Teatral, disciplina que estuda o "comportamento cénico pré-expressivo que se encontra na base dos diferentes géneros, estilos, papéis, e das tradições pessoais e coletivas" (Barba, 1992). A sua primeira obra escrita data de 1965 e intitula-se Alla ricerca del teatro perduto. Num dos seus livros mais recentes, Canoa de Papel, Barba resume as experiências que viveu e as pesquisas que realizou nos seus últimos trinta anos enquanto homem de Teatro e de Antropologia.
Do conjunto vastíssimo de obras que publicou, para além de Alla ricerca del teatro perduto e de La canoa de papel, destacam-se as obras:
1979, Floating Islands
1990, El arte secreto del ator
1996, Teatro, Solitudine, Mestiere, Rivolta
Como referenciar: Eugenio Barba in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-23 03:40:55]. Disponível na Internet: