Eugénio IV

Papa italiano, membro de uma abastada família de Veneza, Gabriel Condulmer era bispo de Siena e tinha sido nomeado cardeal em 1408. Era igualmente cónego agostinho e governava a marca da Romanha e de Ancona. Foi papa de 3 de março de 1431 a 23 de fevereiro de 1447.
Na altura da sua eleição os cardeais impuseram condições, sendo estas as de que o Sacro Colégio auferiria metade dos rendimentos pontifícios, que o juramento de fidelidade ao papa abrangeria o Colégio e que a reforma da Igreja se faria através do Concílio de Basileia (previamente convocado por Martinho V). O mencionado Concílio, que se iniciaria a 14 de dezembro de 1431, seria interrompido por ordem do pontífice, uma vez que eram poucos os assistentes devido à ameaça política que os rodeava. Assim, a bula de 18 de dezembro de 1431 anulava este concílio e convocava outro um ano e meio depois, desta vez em Bolonha. Mas já o Concílio estava bem encaminhado, inclusivamente com negociações com os hereges hussitas (seguidores de Jan Hus, que estavam a colocar grandes problemas à Igreja), quando a carta chegou a Basileia. Escreveu-se ao papa a dar conta do descontentamento provocado pela sua decisão e em fevereiro o Concílio decidiu que o papa não o poderia dissolver porque a autoridade conciliar era superior à pontifical, retornando-se assim ao conciliarismo.
O papa acabou por emitir a bula Doctoris gentium, a 18 de setembro de 1437, onde se transferia o concílio para a cidade de Ferrara, considerada mais segura e acessível para que os bizantinos estivessem presentes e se elaborasse uma fórmula de fé que unisse as duas Igrejas. A resposta conciliar foi declarar (a 24 de janeiro de 1438) o pontífice despojado das suas funções e impor o dogma de fé que dizia ser o concílio superior ao papa, que este não o podia deslocar, anular ou protelar e que o desrespeito a estas condições implicava a acusação de heresia.
Foi então que se procedeu à eleição do antipapa Félix V, enquanto que Eugénio IV presidia o concílio em Ferrara, com sucesso. No dia 15 de fevereiro foram excomungados os conciliaristas de Basileia, tendo o concílio iniciado em Ferrara passado ainda por Florença e por Roma. Eugénio estabelecer-se-ia definitivamente nesta cidade no ano de 1443 e Félix V, sem apoios, abdicaria em 1449.
Como referenciar: Eugénio IV in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-21 14:00:18]. Disponível na Internet: