Eurovisão

A Eurovisão é uma rede internacional de transmissão televisiva que tanto opera por cabo como por satélite e que cobre a Europa e a Ásia. Desde 1954, serve dezenas de estações televisivas possibilitando a transmissão de imagens e programas entre os associados deste serviço.

Através da Eurovisão são transmitidos noticiários e eventos desportivos e culturais com recurso aos mais de trinta canais digitais fornecidos pelo satélite Eutelsat. Esta rede permite a transmissão televisiva de cerca de dez mil horas de eventos por ano e 25 mil notícias. Há cerca de 180 estações de televisão equipadas para receber transmissões via Eurovisão.
A primeira transmissão da Eurovisão, ocorrida em junho de 1954, foi o Festival Narcissus, que decorreu em Montreux, na Suíça. No ano seguinte, foi inaugurado o centro de coordenação de intercâmbio de programas, em Bruxelas, na Bélgica.

O ano de 1956 ficou marcado pela realização do primeiro festival Eurovisão da Canção, que teve lugar em Lugano, na Suíça. As primeira experiências de troca de notícias entre as estações membro da rede começaram a ser feitas em 1958, mas só três anos depois é que este serviço passou a ser realizado diariamente de forma regular. A primeira transmissão a cores feita pela Eurovisão ocorreu em agosto de 1967.

A rede Eurovisão é operada pela União Europeia de Radiotelevisão (UER), organismo fundado em fevereiro de 1950 e sediado na Suíça, que negoceia os direitos de transmissão para grandes eventos desportivos, organiza programas de trocas, estimula e coordena coproduções e fornece serviços operacionais, comerciais, técnicos, legais e estratégicos aos seus membros.

A UER é a maior associação profissional do Mundo de estações de televisão. Tem cerca de 70 membros de 51 países da Europa, Norte de África e Médio Oriente e ainda cerca de 45 associados em outros 30 países do mundo. O número de elementos da UER cresceu significativamente em 1993, quando se associou à sua congénere que operava na Europa de Leste.
Como referenciar: Eurovisão in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-14 23:16:01]. Disponível na Internet: