eutexia

A eutexia consiste numa propriedade que alguns sistemas binários apresentam. Segundo esta, para uma ou várias proporções determinadas dos componentes líquidos (mistura eutéctica), o sistema comporta-se como uma substância pura na solidificação, produzindo um só composto sólido (composto eutéctico).
A temperatura à qual se produz a mudança de fase de uma mistura eutéctica denomina-se ponto eutéctico e é definida como sendo a temperatura mais baixa a que solidifica qualquer mistura líquida de dois componentes. Traduz, por outro lado, também, o ponto de fusão mais baixo de qualquer mistura dos dois componentes sólidos.
Como os sólidos podem ser miscíveis entre si, quando se fundem aparecem efeitos similares aos que se produzem durante a ebulição de misturas de líquidos. Dado que no estado sólido podem aparecer frequentemente diferentes modificações do cristal, os diagramas de estado correspondentes aos sólidos são frequentemente muito mais complexos que os dos líquidos ou dos vapores. As misturas de metais em estado sólido designam-se por ligas.
Ligas com pontos de fusão baixos são geralmente misturas eutécticas. Este tipo de ligas contêm uma composição química fixa a que corresponde o ponto de fusão mais baixo.

Como referenciar: eutexia in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-06 07:32:45]. Disponível na Internet: