evaporação

A evaporação consiste na passagem de um material do estado líquido para o estado gasoso sem que o líquido tenha passado pelo ponto de ebulição.
A evaporação ocorre à superfície de um líquido, em que algumas das moléculas com energias cinéticas mais elevadas escapam para a fase gasosa. O resultado é uma diminuição na energia cinética média das moléculas do líquido e consequentemente uma diminuição da sua temperatura.
A taxa de evaporação sobe com o aumento da temperatura, pois ao aumentar o nível de energia cinética média, também aumenta a proporção das moléculas com energia suficiente para se evaporarem. A evaporação da água no estado líquido, formando vapor de água, é a responsável pelo transporte de água da superfície terrestre (oceanos, lagos, rios, etc.) para a atmosfera. A velocidade com que se efetua este processo depende da tensão de vapor da água, da temperatura do ar, da força e da direção do vento e do tipo de superfície evaporante.
A medição da evaporação é realizada recorrendo a instrumentos designados por evaporímetros, em que o fenómeno se efetua em papel de filtro ou gaze humedecidos.
No evaporímetro de Picke a quantidade de evaporação verificada mede-se pela redução da coluna de água contida no tubo de vidro graduado em milímetros. No evaporímetro de balança, a quantidade de evaporação verificada mede-se pelo fiel de balança, em cujo prato se coloca a água a evaporar.
Em química também se usa a evaporação para separação ou concentração de substâncias dissolvidas através da evaporação do solvente.
Outro processo, a refrigeração, utiliza o arrefecimento provocado pela evaporação para extrair calor de produtos alimentares.

Como referenciar: evaporação in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 09:03:32]. Disponível na Internet: