extensómetro

Um extensómetro consiste num aparelho que serve para medir a deformação (extensão) de um corpo em condições estáticas. É constituído por uma fita adesiva, provida de uma resistência elétrica formada por um fio condutor de pequena espessura, disposta em forma de grelha com maior comprimento no sentido da evolução da deformação.
A deformação do corpo ocorre no sentido do fio condutor, modificando-se a sua resistência elétrica. Sendo a variação da resistência proporcional à deformação, é possível determinar-se a referida deformação em função da variação observada na resistência.
Outros tipos de extensómetros contam com a variação da capacidade, ou da indução magnética, entre duas bobinas, uma das quais está ligada à amostra sujeita a tensão. Um extensómetro pode ter ainda outra definição que consiste num aparelho utilizado para a medição da dilatação térmica ou o alongamento provocado por uma força.
É usado nos ensaios mecânicos, de materiais diversos, órgãos de máquinas, elementos de pontes, entre outros.
Estes extensómetros podem ser mecânicos (para precisão) ou elétricos.
Como referenciar: extensómetro in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-26 17:03:03]. Disponível na Internet: