Extremadura

Comunidade Autónoma da Espanha Central, a Extremadura tem a sua capital na cidade de Mérida. É constituída pelas províncias Badajoz e Cáceres. Faz fronteira com as seguintes Comunidades Autónomas: Castela e Leão a norte, Castela-La Mancha a este, Andaluzia a sudeste e sul; faz fronteira com Portugal a oeste.
Tem uma superfície de 41 634 km2. A sua população absoluta é de 1 073 050 habitantes, o que equivale a 2,6% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 25,77 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
A Extremadura é uma região de planícies e de planaltos separada de Portugal pelos rios Guadiana e Tejo. Tem clima mediterrânico de feição continental.
É nesta região que, nas ruínas de antigos povoados, se encontram os mais interessantes monumentos. Em Mérida, que foi capital da antiga província romana da Lusitânia, existe um aqueduto e um magnífico teatro que são exemplos da melhor arquitetura romana. Outros vestígios dessa arquitetura estão bem patentes no templo tartessiano de Cancho Roano e na ponte romana de Ancântara. Outros achados estão em exposição no museu de Badajoz. No que respeita a Cáceres, o desenvolvimento moderno expandiu a cidade cuja parte antiga está perfeitamente intacta. Trujillo, Safra e Gerez de los Caballeros são outras cidades que possuem bairros medievais e renascentistas. Em Plasencia, Coria e Badajoz são de referir as suas catedrais esplendidamente decoradas.
Os castelos e as muralhas de Albuquerque e Olivença são memória de antigas fronteiras com um passado conturbado.
O Mosteiro de Guadalupe, nas colinas orientais, é um centro de peregrinação muito visitado.
Como referenciar: Extremadura in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 08:21:54]. Disponível na Internet: