Fabáceas

Família de plantas dicotiledóneas, conhecida por Leguminosas (Leguminosae) ou Faseoláceas (Phaseolaceae), que se distribui por mais de 600 géneros e 18 mil espécies. É constituída por plantas herbáceas, trepadoras, arbustivas ou arbóreas. Apresentam, frequentemente, nas raízes associações com bactérias formando nódulos bacterianos.
As Fabáceas (Fabaceae) encontram-se distribuídas por todo o globo, principalmente nas regiões temperadas do hemisfério norte.
As plantas desta família têm folhas, geralmente, alternas, simples a compostas, pinuladas ou trifoliadas, com estípulas e, ocasionalmente, com espinhos que resultam da transformação das folhas. As flores dispõem-se em inflorescências de diversos tipos, geralmente racemosas ou paniculares. As flores, normalmente hermafroditas, são vistosas, regulares a muito irregulares, zigomorfas, embora em vários grupos sejam actinomorfas. O cálice é, normalmente, gamossépalo, por vezes bilabiado, com cinco sépalas. A corola é, normalmente, formada por cinco pétalas, livres ou parcialmente soldadas. Em muitas espécies é caracteristicamente papilionácea - em forma de borboleta, com uma pétala superior (estandarte) grande e ereta que cobre as duas pétalas laterais (asas) e as duas pétalas inferiores que se ligam parcialmente na extremidade, formando a quilha, onde se encontram os estames e um único pístilo. O androceu apresenta número variável de estames (geralmente dez) e o gineceu inclui um único carpelo e um só estilete. O ovário é monolocular.
O fruto tipo é uma vagem, de forma e tamanho variável, deiscente ou indeiscente. Em algumas espécies é uma silíqua. Os frutos e sementes das Fabáceas são importantes na alimentação de seres humanos e animais em todo o mundo.
São exemplos de Fabáceas as ervilheiras (ex. Pisum sativum), as faveiras (ex. Vicia faba), o grão-de-bico (ex. Cicer arietinum), os feijoeiros (ex. Vigna radiata) e as plantas forrageiras como a alfafa (ex. Medicago sativa) e o trevo (ex. Lotus angustissimus). Outras Fabáceas são utilizadas como ornamentais como os géneros Lupinus, Genista, Laburnum, etc.
As Fabáceas tropicais são utilizadas como madeira.
Como referenciar: Fabáceas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 19:39:52]. Disponível na Internet: