famílias de porcelana

As famílias de porcelana distinguem-se pelo tom cromático predominante na sua decoração. Assim, podem demarcar-se a família rosa, a verde, a amarela, a azul e a negra.
A família rosa constava de peças de porcelana chinesa decoradas com motivos como escudos de armas, paisagens, peixes, aves, animais terrestres diversos, cenas da Bíblia, plantas e figuras de pessoas que tanto podiam ser europeias como chinesas. A sua produção iniciou-se no século XVIII e teve como ponto culminante de excelência os anos trinta deste século (reinado de Yong Cheng), sendo grande parte desta mesma produção feita por encomenda para os Europeus. A coloração que caracteriza esta família deriva do chamado "vermelho de Cassius", pigmento que foi levado para a China por missionários da Companhia de Jesus ainda no século XVII.
Na porcelana da família verde destaca-se esta cor entre as demais que compõem os motivos, elaborados em policromia. Dado o pigmento em questão a decoração é maioritariamente vegetalista, sendo também frequente a figura humana. Havia uma gama de cerca de uma dezena de tonalidades de verde utilizada para a composição dos ornamentos deste género de porcelana, cuja produção se iniciou no reinado de Kang Xi, no século XVII. Uma vez que o amarelo era, na China, uma cor considerada de tal forma nobre que apenas o imperador a podia usar, foi reservada igualmente para a ornamentação dos objetos de porcelana mais dispendiosos e destinados sobretudo aos palácios do imperador.
Talvez a mais conhecida decoração da porcelana chinesa, a azul ou azul e branca orna peças produzidas desde a dinastia Ming até ao século XIX.
A família negra, menos comum, iniciou a sua produção no século XVII, século em que foi também mais elevado o número de peças. Os objetos desta família costumam ser negros com reservas decoradas com motivos de outras famílias, como a verde ou a rosa.
Como referenciar: famílias de porcelana in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 22:04:32]. Disponível na Internet: