Farm Security Administration (FSA)

Em abril de 1935, o presidente norte-americano Franklin Roosevelt criou a Resettlement Administration para encontrar soluções com o propósito de resolver os problemas que afetavam a população do setor rural.
Em 1937, a Resettlement Administration converteu-se em Farm Security Administration (FSA), continuando a desenvolver trabalhos até 1949, com um conjunto de responsabilidades que incluíam o apoio a pequenos agricultores e a reorganização das comunidades arruinadas pela Grande Depressão motivada pelo crash de Wall Street em 1929. Para documentar os trabalhos que tinham que ser empreendidos, Rexford Tugwell decidiu recorrer à fotografia, contando para o efeito com a colaboração de Roy Emerson Stryker. Este último acabaria assim por reunir uma coleção fotográfica que se tornou num dos mais significativos arquivos fotográficos da História.
Arthur Rothstein, Walker Evans, Carl Mydans, Bem Shahn, Dorothea Lange, Russel Lee, Jack Delano, Marion Post Wolcott e John Vachon foram alguns dos fotógrafos que colaboraram neste trabalho.
Muitos destes fotógrafos seguiram mais tarde Roy Stryker, quando decidiu dedicar-se a um projeto similar, conhecido como The Standard Oil.
A influência dos fotógrafos da FSA foi, na altura, considerável, mas mereceu mais relevo durante os anos 70, altura em que foram publicadas muitas obras sobre a sua história.
Como referenciar: Farm Security Administration (FSA) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 21:45:52]. Disponível na Internet: