Fátima Oliveira

Linguista portuguesa e Professora Associada de Linguística na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Nasceu em Évora, a 13 de maio de 1951.
Licenciou-se em Filologia Românica (com especialização em Linguística), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1974, tendo vindo lecionar como Assistente para a Faculdade de Letras da Universidade do Porto dois anos depois. Em 1988 passou à categoria de Professora Auxiliar, data em que concluiu o doutoramento na mesma Faculdade em Linguística Portuguesa - área de Semântica Formal, com a dissertação: Para uma Semântica e Pragmática de Dever e Poder.
Como docente foi responsável por várias disciplinas dos cursos de licenciatura, como Introdução à Linguística, Sociolinguística (Análise do Discurso), Correntes Modernas da Linguística (Semântica Formal), Linguística Portuguesa I e Linguística Portuguesa II (Sintaxe e Semântica). Ministrou vários seminários em cursos de Mestrado em Linguística Portuguesa e em Linguística e Ensino do Português na Faculdade de Letras da Universidade do Porto sobre Semântica Formal e Teoria das Representações Discursivas e sobre Problemas de Tempo-Aspecto e Modo. Além disso, lecionou em cursos de verão, de mestrado e de doutoramento e realizou palestras em Portugal (Algarve, Lisboa e Minho) e no estrangeiro (Brno, Budapeste, Maputo, Newcastle, Oxford, Praga), de onde se destacam os seminários de Semântica I, Semântica II e Semântica III no Mestrado em Linguística Portuguesa da Universidade Pedagógica de Moçambique, desde 1998; os seminários Teoria Semântica e Semântica do Português na Universidade do Minho em 1999/2000; e o módulo Tópicos de Semântica: Questões de Tempo e de Aspeto, apresentado na Universidade de Lisboa em 2000. Enquanto docente já orientou um número considerável de teses de mestrado e doutoramento e arguiu ainda um maior número de dissertações de mestrado e de doutoramento em diferentes universidades. Já participou em vários seminários e congressos em Portugal e no estrangeiro (Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Itália e República Checa).
Organizou ainda vários encontros científicos entre os quais quatro Encontros da Associação Portuguesa de Linguística, dois workshops internacionais e dois congressos internacionais.
Especializada em semântica formal, desenvolveu igualmente estudos sobre temas na fronteira entre sintaxe e semântica, assim como entre semântica e pragmática, envolvendo, nalguns casos, diferentes variedades do português. A sua atividade de investigação tem-se repartido por vários projetos de investigação:
Participação no Projeto JNICT (PCSH/C/LIN/212/91) Representação Semântica e Inferência: Teoria Geral e Aplicação ao Português;
Participação no Projeto JNICT (PCSH/C/LIN/936/95) Representação Semântica e Inferência: Tempo e Conexões Discursivas;
Participação no Projeto Língua Portuguesa: Estruturas, Usos e Contrastes. Unidade I&D n.º 22/94, desde 1997;
Participação no Projeto Português Europeu - Português Brasileiro: Unidade Diversidade no virar do milénio (2000-2002);
Responsável pelo Projeto Semantic Questions and Dynamic Perspetive of Discourse (DisSema), desde 2003.
É autora de vários capítulos de semântica ("Tempo e Aspeto", "Modo e Modalidade", "Referência Nominal") na Gramática da Língua Portuguesa, (5.ª ed. Caminho, Lisboa), elaborada juntamente com M. Helena Mateus, Inês Duarte, Ana Maria Brito, Isabel Faria, Gabriela Matos, Alina Villava, Sónia Frota e Marina Vigário.
Dos inúmeros trabalhos publicados em livros, revistas e atas de conferências, destacam-se os seguintes títulos:
1988, Relações Anafóricas: Algumas Questões, Trabalho Complementar de Doutoramento, Universidade do Porto.
"Funções discursivas de alguns Tempos do Passado em Português" in Encontro de Homenagem a Óscar Lopes, Porto, APL, p.165-186.
1993, "Questões sobre Modalidade em Português" in Cadernos de Semântica n.º 15, 29p.
1995, (coautoria com A. Lopes), "Tense and Aspect in Portuguese" in Thieroff, R. (org.) Tense Systems in European Languages, vol. II, Max Niemeyer Verlag, Tubingen, p. 95-115.
1996, "Semântica", capítulo de Faria, I. et al. (orgs.) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Ed. Caminho, série Linguística. p. 333-379.
1997, (coautoria com A. Brito), Nominalization, Aspect and Argument Structure" in Matos, G. et al. (orgs.) Interfaces in Linguistic Theory, Lisboa, APL/Colibri, p 57-80.
1999, "Domain Restrictions, Mental Models and Discourse Context" in Atas do 1º Congresso de Linguística Cognitiva. Porto Faculdade de Letras, p.165-180.
2000, "Some Issues about the Portuguese Modals", in Belgian International Journal of Linguistics.2001 (em coautoria com J. Barbosa. L.F. Cunha, I. Ferreira, S. Matos), "O lugar da Semântica nas Gramáticas Escolares: o caso do Tempo e do Aspeto" in Atas do Colóquio "A Linguística na Formação do Professor de Português" Porto: FLUP/CLUP, p.65-82.
2002, (em coautoria L.F. Cunha, S. Matos e A. Gonçalves) "Verbos de Operação Aspetual em PE e em PB: Semântica e Sintaxe" in Atas do Colóquio especial "Português Europeu - Português Brasileiro: Unidade e Diversidade no virar do milénio", Abralin, Fortaleza, Brasil.
Como referenciar: Fátima Oliveira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-20 23:38:41]. Disponível na Internet: