Fawlty Towers

Série de televisão humorística britânica escrita por John Cleese e Connie Booth em 1975, Fawlty Towers foi realizada por John Howard Davies e Bob Spiers e interpretada por John Cleese, Prunella Scales, Andrew Sachs, Connie Booth, Ballard Berkeley e Brian Hall, entre outros. A primeira série, constituída por seis episódios de 30 minutos cada, estreou-se a 19 de setembro de 1975 na BBC-2. A segunda e última série, com as mesmas características, foi para o ar a 19 de fevereiro de 1979.
A ação desenrola-se num hotel ficcional chamado Fawlty Towers, situado em Torquay, na região do Devon, centrando-se no seu infame proprietário Basil Fawlty (John Cleese), a sua dominadora mulher Sybil (Prunella Scales), o cozinheiro espanhol Manuel (Andrew Sachs) e a empregada Polly (Connie Booth). O irascível Basil passa a vida a insultar os clientes, assim como a sua mulher e empregados, gerando gargalhadas constantes pelo seu mau humor e modos pouco simpáticos. O registo dos episódios é predominantemente o da farsa, envolvendo quase sempre coincidências, mal-entendidos, desencontros e acidentes. Os clientes do hotel são um veículo para o incontido temperamento de Basil, que reage de forma intempestiva aos seus pedidos, sejam eles razoáveis ou não. Existe ainda muito humor negro e situações no limite do nonsense. Para além das personagens referidas, destacam-se ainda o Major Gowen (Ballard Berkeley), um senil major na reserva que vagueia pelo hotel, o demente chefe de cozinha Terry (Brian Hall), e as velhotas e um pouco surdas Miss Tibbs (Gilly Flower) e Miss Gatsby (Renee Roberts).
A ideia para a série surgiu a John Cleese de uma experiência real: quando em 1971 ele e os seus colegas dos Monty Python se hospedaram num hotel em Devon gerido por um homem de carácter altamente temperamental. Foram as insólitas maneiras desta figura real que inspiraram a personagem de Basil Fawlty e todo o conceito da série.
Sucesso de grandes proporções, a série foi considerada pelo Instituto de Cinema Britânico o Melhor Programa Britânico de Televisão de sempre. Venceu também os BAFTA de Melhor Comédia de Situação em 1976 e em 1980.
Como referenciar: Fawlty Towers in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 05:34:27]. Disponível na Internet: