Feng Shui

Prática de origem chinesa, destinada a encontrar a harmonia do Homem com o ambiente, que nasceu há cerca de sete mil anos. A expressão Feng Shui significa vento e água, tem as suas raízes na reverência chinesa pela Natureza e considera o Homem, a Terra e o Céu responsáveis por tudo o que nos rodeia.
Na época da China Imperial o Feng Shui era mantido em segredo e só conhecido por alguns cientistas e astrónomos que através desta prática tentavam manter o bem-estar da corte. Os palácios e as cidades da China eram construídos segundo os princípios do Feng Shui, como aconteceu no caso da Cidade Proibida.
O Feng Shui clássico diz que o bem-estar do Homem é afetado pelo tempo, espaço e ação. Nele existia uma inter-relação entre a construção e a astronomia e servia para encontrar a época ideal para construir uma cidade ou um túmulo.
O Feng Shui clássico é ainda considerado importante em alguns locais mais modernos da cultura chinesa, como Hong Kong e Taiwan. Contudo, em meados do século XX foi classificado como prática ilegal na República Popular da China.
O Feng Shui defende que a casa é o segundo corpo das pessoas e que todos os seres e coisas do universo são energia, chamada de "chi". Se essa energia for desviada para uma direção errada afeta a vida das pessoas e por isso o Feng Shui procura ordenar os fatores que a desviam para criar harmonia e equilíbrio. Procura localizar e orientar de forma correta os diferentes tipos de energia em determinado local para depois evitar que haja uma estagnação da energia (chi). Um mestre de Feng Shui recorre a uma bússola para encontrar a parte da casa, ou estabelecimento, com mais janelas, portas e atividade. Depois, e juntando a data da construção do espaço, desenha o mapa da casa e estuda a relação entre as estrelas do tempo, da montanha (saúde, relacionamentos e fertilidade) e da água (riqueza e abundância).
Entre as escolas atuais mais conhecidas do Feng Shui estão as da Forma, da Bússola e a do Chapéu Negro.
Desde a década de 60 do século XX, numa tendência que surgiu nos Estados Unidos da América, o Feng Shui é utilizado para decidir a localização, construção e arquitetura de um espaço, assim como a decoração e mobiliário de uma casa.
Como referenciar: Porto Editora – Feng Shui na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-21 07:34:55]. Disponível em