Fenicopterídeos

Família de aves, da ordem das fenicopteriformes, constituída por quatro espécies. As aves desta família são muito esbeltas com pescoço e patas muito compridos, As patas terminam por quatro dedos, estando os três anteriores ligados por uma membrana interdigital e o dedo posterior é muito pequeno. A plumagem é de um colorido suave branco-rosado, tingido de vermelho segundo as espécies. As penas das aves são negras ou de cor salmão forte. Voam com as patas e o pescoço completamente esticados.
São aves que habitam as regiões paleoárcticas, especialmente da bacia mediterrânica, África etiópica, na Índia e nas Américas do Norte e do Sul. Os seus biótipos estão bem delimitados. São grandes extensões de água pouco profunda e com uma certa salinidade. Neste biótipo, podem formar grandes colónias de milhares de indivíduos. O bico dos Fenicopterídeos é curvado na sua segunda metade e tem a extremidade negra. Constitui um utensílio eficaz para depurar e filtrar sendo considerado como um dos mais perfeitos crivos do mundo das aves.
Alimentam-se de larvas de insetos que apanham no solo.
São exemplo de Fenicopterídeos os flamingos.
Como referenciar: Fenicopterídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-17 18:31:44]. Disponível na Internet: