fenol

O fenol, também designado por ácido carbólico ou ácido fénico ou ainda hidroxibenzeno, é um derivado do benzeno, de fórmula C6H5OH.
Este composto, quando puro, forma cristais incolores de cheiro característico. Em solução aquosa, apresenta uma reação ácida e atua como citotoxina forte (toxina que atua sobre células).
O fenol foi descoberto em 1834 pelo químico F. F. Runge, no fracionamento do alcatrão da hulha. Atualmente é obtido por fracionamento ou por síntese a partir do clorobenzeno.
O fenol utiliza-se para a desinfeção de edifícios e utensílios e no fabrico de plásticos, corantes, medicamentos, explosivos, entre outros produtos.
Apesar de os compostos fenólicos serem descritos simplesmente como fenóis, esta categoria de resíduos pode englobar uma variedade de compostos químicos similares, tais como polifenóis, clorofenóis e ácidos fenóxidos. Muitas indústrias são fontes características de poluentes fenólicos, incluindo a indústria petroquímica e refinarias (lavagem e condicionamento de produtos fracionados alcalinos ou ácidos), coquerias, fundições (lavagem de efluentes gasosos), indústrias químicas e farmacêuticas (corantes, pesticidas, medicamentos), fábricas de pólvora (nitrofenóis), manufatura de resinas, tintas, explosivos e engenhos químicos, entre outras.
Atualmente são aplicados diversos processos, físico-químicos e biológicos, eficazes no tratamento dos compostos fenólicos. No entanto, na aplicação industrial de determinado processo de tratamento, algumas dificuldades podem surgir devido à existência de outros compostos nas águas residuais que requeiram técnicas específicas de remoção.
A toxicidade dos compostos fenólicos revela-se por modificações das qualidades organoléticas da água (gosto desagradável provocado pela formação de clorofenóis) e por efeitos sobre a fauna e flora aquática (variam conforme a natureza dos compostos, a concentrações elevadas provocam a desnaturação de proteínas e destroem as paredes celulares, modificam o equilíbrio do meio aquático e inibem o funcionamento das estações de depuração). Também sobre o Homem se verificam efeitos geralmente relacionados com a higiene industrial e doméstica, com o contacto, a ingestão ou a inalação acidentais.
Como referenciar: fenol in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 21:42:43]. Disponível na Internet: