fenótipo

No âmbito da hereditariedade e da genética, o fenótipo é a característica física ou o comportamento visível de um organismo ou de um ser humano por oposição ao genótipo, que é a constituição genética dos indivíduos inscrita nos cromossomas. Os fenótipos representam uma parte muito reduzida da face visível dos genótipos, já que a maior parte dos genes existentes nos organismos não tem uma representação ou uma característica visível.
Todas as pessoas que tenham cabelos castanhos ou louros, olhos azuis ou verdes partilham o mesmo fenótipo relativamente à cor do cabelo ou à cor dos olhos. O fenótipo, em termos simplistas, é a parte visível do genótipo, porque ao fenótipo de uns olhos castanhos corresponde sempre o genótipo relativo à cor dos olhos. Mas os fenótipos não são só relativos às características físicas, já que também se manifestam relativamente aos comportamentos humanos ou animais.
O fenótipo é particularmente importante para substituir o conceito de "raça" que tem variado ao longo da História e nas variadas culturas e que se revela hoje em dia inexato e ultrapassado. Na verdade e em termos genéticos, é mais correto definir como variações fenótipas as diferentes aparências físicas ou comportamentais dos indivíduos. Estas variações fenótipas, ou características visíveis, são uma reduzida parte da herança genética dos seres humanos, já que indivíduos com aparências radicalmente opostas podem partilhar um maior número de genes do que pessoas que partilham o mesmo tipo físico ou de cor de pele. O termo fenótipo torna-se assim, para além de mais correto, uma forma de expressar a diversidade física sem recurso a conceitos e preconceitos culturais ou políticos. As teorias racistas são imprecisas e incorretas ao pautar por uma determinada característica física, normalmente a cor da pele, todo um conjunto de determinantes de comportamento, inteligência, raciocínio, etc. Estas formas de pensamento são incapazes de caracterizar o indivíduo, independentemente das suas características culturais, ao mesmo tempo que são incapazes de quebrar as barreiras do "diferente", do "outro", da aparência física ou das características culturais diversas das suas. Em termos históricos, culturais e sociais, os fenótipos têm sido determinantes nas relações inter-humanas e interculturais entre os povos e dentro da mesma sociedade.
Como referenciar: fenótipo in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 21:41:19]. Disponível na Internet: