Fernando Meira

Futebolista internacional português, Fernando José da Silva Freitas Meira, nascido a 5 de junho de 1978, em Guimarães. Começou por jogar futebol no clube mais representativo da sua cidade natal, o Vitória Sport Clube, conhecido por Vitória de Guimarães.
Estreou-se na equipa principal do Vitória em 1995 e manteve-se no clube vimaranense até à temporada 1997/98, embora com pouca utilização.
Na época 1998/99 Fernando Meira foi emprestado ao Felgueiras, da segunda divisão, com o objetivo de ganhar experiência. Conquistou a titularidade e assumiu-se como um dos jogadores fundamentais da equipa, participando em 34 jogos. Já mais experiente, regressou ao Vitória de Guimarães para fazer a temporada 1999/2000, durante a qual também se assumiu como titular indiscutível. Apesar de jovem, Fernando Meira chegou a capitão de equipa.
O talento de Fernando Meira não passou despercebido aos principais clubes portugueses e acabou por ser o Benfica, no início da temporada 2000/01, a contratar este atleta, tão apto a alinhar como defesa central ou como médio defensivo. Naquela que ficou conhecida na altura como a mais cara transferência de sempre entre clubes portugueses. O jogador de Guimarães assumiu com naturalidade a titularidade no Benfica, clube do qual também foi capitão.
A meio da temporada 2001/2002, Fernando Meira foi transferido para o Estugarda, um dos mais importantes clubes da Alemanha. Ao serviço deste clube, onde é titular, Meira obteve como melhor classificação um segundo lugar no campeonato alemão em 2002/03.
Estreou-se na seleção portuguesa em outubro de 2000, num desafio contra a Holanda, mas só na fase de preparação para o Europeu 2004 passou a ter uma presença mais regular na equipa de Portugal. Contudo, ficou de fora do lote de convocados para o Europeu realizado em Portugal. Acabou por ser selecionado para representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Atenas, nesse mesmo ano de 2004.
Posteriormente, regressou à seleção principal e participou em três jogos de apuramento para o Mundial 2006, na Alemanha, para o qual foi convocado.
Como referenciar: Fernando Meira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 23:48:32]. Disponível na Internet: