Ferro Rodrigues

Político português nascido a 3 de novembro de 1949, em Lisboa. Eduardo Luís Barreto Ferro Rodrigues é licenciado em Economia. Eleito deputado à Assembleia da República nas IV, V e VI legislaturas, tornou-se vice-presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista na VI legislatura. É membro do secretariado nacional do Partido Socialista desde 1988 e de 1995 a 1997 foi ministro da Solidariedade e Segurança Social do XIII Governo Constitucional. Nos finais de 1997, mercê de uma remodelação ministerial, transitou para o Ministério do Trabalho e da Solidariedade, pasta ministerial que manteve no XIV Governo Constitucional até 7 de março de 2001, altura em que foi escolhido para substituir Jorge Coelho no Ministério do Estado e do Equipamento Social. Paulo Pedroso que ocupava o cargo de secretário de Estado do Trabalho foi o escolhido para substituir Ferro Rodrigues na sua ex-pasta ministerial.
Após a demissão de António Guterres, foi eleito a 19 de janeiro de 2002 secretário-geral do Partido Socialista, mantendo-se nesta função até julho de 2004. Por esta altura, renunciou ao cargo, após ter tido conhecimento da decisão do Presidente da República Jorge Sampaio de não marcar eleições antecipadas na sequência da demissão do Primeiro-Ministro Durão Barroso - Santana Lopes acabaria por ser o político escolhido pelo PSD para secretário-geral do partido e, consequentemente, o convidado para formar governo, prosseguindo com a política social-democrática do executivo anterior.
Como referenciar: Ferro Rodrigues in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 02:00:20]. Disponível na Internet: