Ficheiros Secretos

A série norte-americana "Ficheiros Secretos", no original "X-Files", foi estreada na televisão dos Estados Unidos da América em setembro de 1993. Chegou a Portugal em 1994 através da TVI. Trata-se de uma série de ficção criada por Chris Carter que aborda temas paranormais e sobrenaturais, envolvendo, principalmente, extraterrestres.
As duas personagens principais de "Ficheiros Secretos" são os agentes do FBI (Serviço Federal de Investigação) Fox Mulder, interpretado por David Duchovny, e Dana Scully, representada por Gillian Anderson. Ambos trabalham no departamento conhecido por X-Files, onde são investigados os casos mais estranhos. Nesta dupla, Mulder é o mais crente em assuntos paranormais, enquanto Scully é a mais cética, devido à sua formação em medicina, privilegiando a ciência. A personagem de Mulder, no início da série, pensava que Scully tinha sido colocada nos "X-Files" apenas para o espiar em favor dos seus superiores. Mas com o decorrer da série, Scully acaba por ser a única pessoa de confiança de Mulder. O ceticismo dela começa a diminuir progressivamente, especialmente a partir do momento em que foi raptada por extraterrestres.
Por norma, cada episódio é independente dos outros, mas há um fio condutor a toda a série. Mulder procura sem descanso a sua irmã, Samantha, que em criança foi raptada por extraterrestres na sua presença. Pelo caminho vai desvendando vários mistérios, mas sem nunca chegar à verdade absoluta. Por isso, uma das frases-chaves da série é "A verdade anda por aí". Ao longo da série foram aparecendo diversas personagens, algumas das quais se tornaram em presenças fixas. É o caso de "Garganta Funda", que foi informador secreto de Mulder até ser assassinado, o diretor-assistente Walter Skinner, superior da dupla de agentes, Krycek, um aliado dos extraterrestres que em algumas situações acabou por colaborar com os X-Files, e o homem do cigarro, inimigo da dupla que está envolvido com os extraterrestres e com o Governo norte-americano. Langly, Byers e Frohike formam um trio de amigos de Mulder com grandes conhecimentos que o ajudam com o recurso às novas tecnologias.
A partir da oitava série, a personagem Fox Mulder passou a aparecer em menos episódios porque o ator David Duchovny decidiu afastar-se. Chris Carter, para justificar a ausência prolongada do principal herói, optou pelo rapto por alienígenas de Mulder. Assim, na oitava série entrou em cena o agente John Doggett, interpretado por Robert Patrick, destacado para descobrir o paradeiro de Mulder. Scully passou a ser a crente dos Ficheiros Secretos e Doggett o cético.
A série deu ainda origem, em 1998, a um filme chamado precisamente Ficheiros Secretos, que foi realizado por Rob Browman e teve David Duchovny e Gillian Anderson como atores principais.
Como referenciar: Ficheiros Secretos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 15:28:46]. Disponível na Internet: