física Newtoniana

A física newtoniana, como o próprio indica, foi estabelecida pelo físico e matemático inglês Isaac Newton, que nasceu em Lincolnshire, a 25 de dezembro de 1642, e faleceu em Londres, a 20 de março de 1727.
Newton estabeleceu um sistema de leis e princípios, alargado com as contribuições de outros cientistas e filósofos nos séculos XVIII e XIX. Segundo a física newtoniana, o universo é regido por leis matemáticas imutáveis, que permitem a descrição completa da evolução de qualquer corpo no espaço e no tempo, conceitos estes absolutos, independentes do observador.
Este sistema foi posto em causa no início do século XX, com o aparecimento da teoria da relatividade, que eliminou os conceitos de tempo e espaço absolutos e da teoria quântica. Estas teorias incluem a física newtoniana como um caso particular, válida mediante determinadas aproximações.

Como referenciar: física Newtoniana in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 18:25:26]. Disponível na Internet: