Artigos de apoio

flecha (simbologia)
A flecha é um símbolo de conhecimento superior, de abertura ao desconhecido, de penetração no alvo e de luz reveladora, mas também de intuição rápida, realização individual ou superior. É o instrumento utilizado pelo Cupido, ou Amor, para desencadear o estado de paixão, desejo e amor profano.

A flecha pode ter dois tipos de simbologias, consoante se trate do instrumento em si ou do signo figurado. Enquanto instrumento, a flecha simboliza a penetração e a abertura, mas também o conhecimento e os raios de luz solar com propriedades fecundantes. Da mesma forma que a escada ou a árvore, a flecha é também um instrumento de comunicação entre o Céu e a Terra. Quando originário do céu, e assumindo a forma de raio de tempestade ou de luz e chuva, pode ser uma ação punitiva, mas também benéfica e fertilizante. Quando emitido a partir da terra, significa a ambição ou então a evolução espiritual. O movimento da flecha encerra em si uma projeção daquilo que pode ser e ainda não é, já que muitas vezes existe um alvo real ou imaginário. Neste caso, simboliza o suplantar das condições normais e o ultrapassar das qualidades terrenas.

A flecha, que em latim é sagitta, pertence à mesma família do verbo sagire, que significa compreender rapidamente. Associada ao signo do Sagitário, simboliza a realização, a materialização e a objetivação, mas também a identificação, a individualidade e a elevação espiritual.

Na tradição dos vedas indianos, a flecha é um símbolo de intuição e de rapidez de pensamento associado a uma deusa. Os árabes desenvolveram uma forma de adivinhação pelas flechas, escrevendo nelas várias ações e palavras, de forma a obter uma resposta precisa por parte de Deus sobre o destino dos homens. Associada a Apolo na Ilíada, a flecha é um símbolo de morte, e associada a outros deuses é um símbolo da ação divina que nunca falha o alvo, como as flechas de Diana e de amor.

Na tradição japonesa, assim como na tradição ocidental, a flecha, associada ao arco, simboliza o amor profano. O amor é desencadeado pelos olhares dos amantes, que emitem flechas e raios e que podem, segundo Ovídeo, desencadear o amor se forem de ouro ou extingui-lo se forem de chumbo.
Como referenciar: flecha (simbologia) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-06-27 01:11:09]. Disponível na Internet: