Flickr

Comunidade virtual do tipo rede social, orientada para a publicação, gestão e partilha de fotografias.
Lançado em fevereiro de 2004 pela empresa canadiano Ludicorp, sediada em Vancôver, o Flickr é um tipo de rede social especialmente destinado à partilha de fotografias.
Com ele, um utilizador pode gratuitamente armazenar, classificar e compartilhar as suas fotografias de forma simples e intuitiva ou ainda pesquisar entre milhões de fotografias partilhadas por outros. Neste caso, existem contudo algumas limitações: uma conta gratuita pode ser registada por qualquer utilizador, mas está limitada ao envio de fotografias com um tamanho máximo de 5 MB e a uma largura de banda mensal total na ordem dos 100 MB; isto significa que embora não existam restrições em relação à quantidade de fotos que se podem armazenar nos servidores do Flickr, não pode ser enviada mais do que aquela quantidade de dados em cada mês.
Além disso, ao utilizador só é permitido criar três álbuns e visualizar as suas 200 fotos mais recentes (apesar de todas as anteriores permanecerem armazenadas).
Em alternativa, o Flickr disponibiliza uma conta "Pro", em que todos estes limites são eliminados, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição.
Neste caso, o utilizador passará a poder enviar um número ilimitado de fotografias com até 10 MB, disporá de toda a largura de banda que quiser usar e poderá criar um número ilimitado de álbuns.
É ainda disponibilizada uma ferramenta, chamada "Organizer", que facilita a organização das fotografias enviadas, permitindo ao utilizador acrescentar ou modificar descrições e classificações, dividi-las em grupos com características comuns ou até situá-las num mapa-mundo.
Finalmente, as fotos podem ser marcadas como "públicas", ou "privadas", permitindo assim, respetivamente, a sua visualização por todos os utilizadores do Flickr, ou apenas pelos amigos e familiares do proprietário da conta. Para facilitar a visualização por parte de pessoas que não estejam registadas (o que impossibilita desde logo o acesso ao conteúdo marcado como "privado"), o utilizador pode recorrer ao "Guest Pass" - uma ferramenta que lhe permite enviar, por correio eletrónico, uma espécie de convite que dará ao seu destinatário um acesso direto ao conteúdo que se deseja partilhar.
Em março de 2005 a Ludicorp, e, consequentemente, o Flickr, foram adquiridos pela empresa americana Yahoo!Inc., e desde então esta tornou obrigatório possuir um "ID Yahoo" (que se pode obter mediante um registo também gratuito) para se poder tornar membro daquela comunidade.
Como referenciar: Flickr in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 12:00:03]. Disponível na Internet: