Floresta Negra

Denominada Schwarzwald, em alemão, a Floresta Negra é uma cordilheira que se localiza no Maciço Central Alemão no Sudoeste da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg, e que atinge a sua altitude máxima, 1493 metros, em Feldberg.
Trata-se de um maciço granítico que se prolonga para norte formando com o Odenwald a vertente oriental do vale do Reno, rio que estabelece a separação com o maciço de Vosges. Na Floresta Negra nasce o rio Danúbio que, ao correr para leste, divide o relevo em duas partes, o terraço da Suábia e o da Francónia, cortadas por desfiladeiros, que se situam a norte, e a imensa paisagem de colinas e planícies, que se estende a sul.
As principais cidades são: Freiburg em Breisgau, Lörrach, Baden-Baden, Schwenningen e Furtwangen.
Na região do sul a criação de gado anda aliada à agricultura e a principal indústria relaciona-se com trabalhos em madeira, proveniente dos inúmeros pinheiros aí existentes. A indústria têxtil, a relojoaria, as fontes termais e a beleza de toda a região atraem turistas de todo o mundo.
Como referenciar: Floresta Negra in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 14:48:17]. Disponível na Internet: