Fluminense

Clube de futebol brasileiro, foi fundado a 21 de julho de 1902 no Rio de Janeiro, utilizando um campo alugado ao Banco da República. A iniciativa de fundar o clube partiu de Oscar Cox, que tinha ficado encantado com o futebol na altura em que estudava na Suíça. Oscar Cox foi o primeiro presidente do clube, que ficou conhecido por tricolor por ter no seu equipamento o vermelho, o verde e o branco.
O primeiro jogo do Fluminense aconteceu a 19 de outubro frente ao Rio Football e ganhou por 8-0.
O Fluminense foi uma das coletividades que fomentou a criação de uma entidade que coordenasse o futebol. Assim, a 8 de junho de 1905 nasceu a Liga Metropolitana de Football e no ano posterior foi disputado o primeiro campeonato estadual do Rio de Janeiro, ganho pelo Fluminense. O clube voltou a triunfar nesta competição em 1907, 1908, 1909 e 1911. Mas neste último ano o Fluminense perdeu grande parte dos seus futebolistas, que passaram para o recém-criado Flamengo. O Fluminense recuperou a estabilidade desportiva em 1914 com a contratação de diversos jogadores do América.
O clube ganhou regularmente o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro ao longo dos anos.
Em janeiro de 1975 foi contratado Rivelino, um dos melhores futebolistas brasileiros de todos os tempos. Nesse ano e em 1976 o Fluminense foi campeão do Rio de Janeiro, troféu que voltou a conquistar em 1980 e por três vezes consecutivas entre 83 e 85.
Mas foi em 1984 que o Fluminense atingiu o ponto alto do seu historial, ao vencer o Brasileirão, como então se denominava o campeonato brasileiro. Alinhavam na equipa craques como Renato Gaúcho, Washington e Assis.
O Fluminense esteve então dez anos sem nada conquistar até que em 1995 ganhou o estadual ao bater na final o rival Flamengo.
No entanto, o clube entrou numa grave crise financeira que o relegou para a terceira divisão brasileira em 1999. A equipa conseguiu recuperar e regressou à I Divisão, tendo desde então contado com o contributo de jogadores como Romário e Roger, emprestado pelo Benfica.
Como referenciar: Porto Editora – Fluminense na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-19 11:57:58]. Disponível em