foco principal (ótica)

O foco principal consiste num ponto de um espelho curvo ou de uma lente para o qual os raios luminosos que incidem paralelamente ao eixo principal do sistema convergem, ou a partir do qual os prolongamentos (fictícios) dos raios luminosos parecem divergir.
A distância entre o centro de uma lente fina ou de um espelho curvo e o foco principal é denominada distância focal. O foco principal de uma lente convergente (convexa) ou de um espelho côncavo parabólico é o ponto em que os raios incidentes e paralelos ao eixo convergem, depois de refratados ou refletidos, respetivamente. É um foco real.
O foco principal de uma lente divergente (côncava) ou de um espelho convexo é o ponto a partir do qual os raios incidentes e paralelos ao eixo parecem divergir após refração ou reflexão, respetivamente. É um foco virtual ou imaginário em que, na realidade, não há cruzamento dos raios luminosos.

Como referenciar: Porto Editora – foco principal (ótica) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-22 16:46:26]. Disponível em