foguete

Em pirotecnia, um foguete consiste num dispositivo formado por um cartucho cheio de pólvora ou outros explosivos, unido a uma vara estabilizadora. É lançado ao ar, impulsionado pelo escape de pólvora em combustão. No final da subida explode completamente, produzindo um ou vários estampidos, podendo ainda apresentar vários efeitos luminosos (denomina-se fogo de artifício a um grupo de peças pirotécnicas que se queimam sobretudo em noites de festa, originando criativos jogos de luzes).
Um foguete de sinais consiste naquele que ao explodir se tinge de determinada cor predeterminada, obedecendo a um código, e que é utilizado por forças militares ou por navios ou aeronaves para comunicações ou para assinalar determinados perigos.
Um foguete lança-cabos consiste num foguete que possui um cabo amarrado e que serve para fazer passar cabos de ou para um navio.
Como referenciar: foguete in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-06 18:39:10]. Disponível na Internet: