folclore

Por folclore entende-se o conjunto das tradições populares próprias de uma região ou país. O folclore é composto pelo conjunto das crenças, tradições populares, rituais, canções, lendas, poesias, contos, provérbios, práticas, mitos, superstições, próprios do passado de uma região ou comunidade. O folclore é o conjunto de tudo isto e, em algumas aceções do termo, é, simultaneamente, o estudo destes elementos. A folk sociology interessa-se pelo estudo dos usos, costumes e modos de vida tradicionais, a fim de saber como estes subsistiram e em que medida podem explicar formas de vida ou determinados tipos de relações sociais atuais.
As questões levantadas em torno do folclore respeitam, portanto, a problemas sociológicos, como: Quais as funções sociais das tradições populares? Como é que os elementos do folclore podem esclarecer as civilizações antigas? De que modo se transmitiram estes elementos culturais? Qual a razão de determinadas tradições terem perdurado e outras terem desaparecido? Quais são os usos hoje dados ao folclore e porquê? Quais as significações atuais das tradições populares que perduram?
A noção de folclore é também utilizada em oposição à vida e à cultura urbanas. Trata-se da oposição entre: folk/urban society, na linha da oposição entre as sociedades "tradicionais" e as sociedades "modernas".
Como referenciar: folclore in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-21 00:32:49]. Disponível na Internet: