fonte (física)

Em física o termo fonte pode ter várias designações. Pode ser um material ou dispositivo de onde se origina uma radiação corpuscular ou eletromagnética.
Nos modelos teóricos designa a geração de partículas. Nas teorias de campos é o lugar em que têm origem as linhas de campo. Uma fonte de iões é o produtor de iões nos aceleradores de partículas e uma fonte de neutrões será o material ou dispositivo produtor de neutrões.
Pode-se ainda falar de fonte de rádio. Esta consiste num objeto astronómico que tenha sido observado com um radiotelescópio a emitir radiação eletromagnética de radiofrequência.
As fontes de raios X são fontes de radiação exteriores ao Sistema Solar que emitem a maior parte da sua energia na região dos raios X do espetro eletromagnético e apenas uma proporção relativamente pequena da sua energia no espetro visível.
Como referenciar: fonte (física) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 03:13:43]. Disponível na Internet: