fontes de radioatividade

Uma fonte de radioatividade consiste em qualquer corpo ou material que apresenta radioatividade. Existem materiais que na Natureza são radioativos, como os minérios de pecheblenda de onde se extrai o polónio e o rádio. Para além dos materiais naturalmente radioativos, todos os corpos em contacto com a investigação e indústria nuclear ficam mais ou menos radioativos, dependendo da sua utilização. A colocação destes materiais radioativos após a sua utilização em locais seguros é um dos maiores problemas ecológicos e cuja solução implica sempre enormes riscos de contaminação radioativa.
Um outro material que pode constituir uma fonte de radioatividade são as poeiras e partículas perigosas libertadas para a atmosfera na sequência de uma explosão nuclear e que caem posteriormente para a superfície terrestre. Estas matérias podem entrar na cadeia alimentar, provocando doenças resultantes da radiação, podendo os seus efeitos durar centenas ou milhares de anos.
Como referenciar: fontes de radioatividade in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-23 20:47:54]. Disponível na Internet: