Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas

Órgão da Organização das Nações Unidas cujo objetivo primordial é o de manter ou restabelecer a paz e a segurança em determinados focos onde ocorram conflitos.

De acordo com a Carta das Nações Unidas, de 1945, que, traçando já as linhas delineadoras das Forças de Manutenção da Paz, exorta a união das "nossas forças para manter a paz e a segurança internacionais", o Conselho de Segurança "determinará a existência de qualquer ameaça à paz, rutura da paz ou ato de agressão e fará recomendações e decidirá que medidas deverão ser tomadas (...) a fim de manter ou restabelecer a paz e a segurança internacionais".
Ou seja, é da competência do Conselho de Segurança avaliar a dimensão da operação, os seus objetivos e o seu enquadramento temporal, enquanto que aos membros das Nações Unidas é atribuída a responsabilidade de "a fim de contribuir para a manutenção da paz e da segurança internacionais, (...) proporcionar (...) forças armadas, assistência e facilidades, inclusive direitos de passagem, necessários à manutenção da paz e da segurança internacionais".

Constituídas por pessoas que ajudam as partes envolvidas num conflito a resolverem pacificamente os seus diferendos e a criarem as condições precisas para uma paz sustentável - os "capacetes azuis", assim chamados devido à cor azul distintiva dos capacetes que usam quando estão ao serviço, que incluem soldados e oficiais de forças armadas e agentes da polícia civil, assim como observadores eleitorais, observadores dos direitos humanos e outros civis - as Forças de Manutenção encontram-se organizadas em dois grupos consoante os tipos de operações que exercem: os grupos observadores, que pesquisam e reúnem informações sobre o local onde ocorre o conflito, e as forças militares, que só podem usar armas ligeiras e em legítima defesa.

A primeira operação de manutenção da paz das Nações Unidas foi levada a cabo em 1948, no Médio Oriente, logo após o estabelecimento do Estado de Israel, declarado a 14 de maio daquele ano.

O empenho, a dedicação e o trabalho das Forças de Manutenção da Paz foram reconhecidos em 1988, tendo-lhes sido entregue o prémio Nobel da Paz.

A 29 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas.
Como referenciar: Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-17 15:32:59]. Disponível na Internet: