Four Tops

Banda rock norte-americana, formada em 1953 por Levi Stubbs (voz), Renaldo "Obie" Benson (voz), Lawrence Peyton (voz) e Abdul "Duke" Fakir. Começaram por se designar Four Aims, tocando em bares de Detroit, com um repertório jazz. Em 1956, mudaram o seu nome para Four Tops, para evitar confusões com a popular banda Ames Brothers, e gravaram um single para a editora Chess Records, mas sem grande sucesso. Até 1962 gravaram para várias editoras, desde a Columbia Records à Riverside, mas sempre sem grande reconhecimento, sem êxito.
Em 1963 assinaram com a Motown Records e por sugestão do dono da editora, Berry Gordy, passaram a cantar temas compostos pela equipa Holland/Dozier/Holland. O primeiro resultado desta colaboração foi "Baby I Need Your Lovin'", que projetou as fortes melodias da banda e a voz soul de Levi Stubbs. Este tema atingiu o Top 20 norte-americano. No ano seguinte, mais uma música de Holland/Dozier/Holland, "I Can't Help Myself", atinge o topo das tabelas de vendas, tornando-os uma das bandas com mais sucesso da editora Motown.
O auge desta colaboração surgiu em 1966, com o tema "Reach out, I'll Be There". Entretanto, Holland, Dozier e Holland abandonaram a editora em 1967, "atrasando" a progressão da banda. Só reaparecem em 1970, sob a égide dos compositores/letristas Frank Wilson e Smokey Robinson, com uma versão de um tema de Tommy Edwards, "It's All in the Game", e com uma balada, "Still Water (Love)". Nesse mesmo ano, uniram-se aos The Supremes para o primeiro de três álbuns de colaboração.
Entretanto, e uma vez que a Motown Records mudou a sua sede para a Califórnia, os Four Tops decidem rescindir e mudar-se para a Dunhill Records. Aí, reencontraram o seu estilo dos anos 60 do sec. XX. Na década seguinte, os êxitos foram cada vez mais efémeros, assim como as gravações. Depois de um hiato de dois anos, assinam com a editora Casablanca Records, no final da década. Conseguem atingir o topo das tabelas de vendas com "When She Was My Girl" tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido.
Em 1983, juntamente com os Temptations, interpretam um medley dos seus grandes êxitos, bastante elogiado pelo público, na celebração do 25º aniversário da editora Motown. Consequentemente, voltam para a Motown e voltam a trabalhar com Holland, Dozier e Holland, mas os resultados são desanimadores, levando a que novamente abandonassem a editora e, desta vez, assinassem pela Arista. Aí, reencontram o sucesso, em 1988, com os singles "Indestructible" e "Loco in Acapulco", parte integrante da banda sonora do filme Buster.
Mantiveram o seu alinhamento até junho de 1997, momento em que morreu Lawrence Peyton.
Como referenciar: Four Tops in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 05:29:32]. Disponível na Internet: