Artigos de apoio

Francesco Scavullo
Fotógrafo norte-americano nascido a 16 de janeiro de 1921, em Staten Island, em Nova Iorque, e falecido a 6 de janeiro de 2004, em Manhattan, na mesma cidade, devido a problemas cardíacos.
Scavullo iniciou a sua carreira de fotógrafo aos 27 anos, em 1948, mas foi nas décadas de 70 e 80 que se tornou conhecido. Neste período fotografou diversas personalidades da moda e do mundo artístico para as capas de conceituadas revistas norte-americanas, assim como criou capas de discos para cantores e bandas importantes. Entre as revistas para as quais trabalhou contam-se a Rolling Stone, a Life, a Time, a Harper's Bazaar, a Vogue, a Glamour, a Max e a Cosmopolitan, tendo mantido com esta última uma relação de trinta anos. A nível de capas de discos fez trabalhos para Diana Ross.
Entre as estrelas que fotografou figuram nomes como as atrizes Elizabeth Taylor, Grace Kelly e Barbra Streisand, tendo para esta última elaborado o cartaz do filme A Star is Born, o mais famoso dos que concebeu para o cinema. Fotografou também Paul Newman, Sissy Spacek, Cher, Brooke Shields, Madonna, Kim Bassinger, Michelle Pfeiffer, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger.
Em 1986 o nome de Scavullo apareceu associado ao escândalo da morte da top model Gia, que era viciada em heroína e morreu vítima de overdose. Pouco tempo antes de morrer Gia apareceu um dia a tremer no estúdio de Scavullo com os braços cheios de picadas de agulhas. O fotógrafo amarrou-lhe as mãos atrás das costas para esconder as marcas e fotografou-a, aproveitando a sua inexpressividade. Esta atitude de Francesco Scavullo foi amplamente criticada.
Em 1995 foi homenageado pela revista Vogue pela sua luta de 30 anos contra a bipolaridade, uma doença psiquiátrica de que padecia.
Vários trabalhos fotográficos de Francesco Scavullo fazem parte da coleção do Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque e do Amon Carter Museum, em Fort Worth, no estado do Texas..
Ao longo da sua carreira publicou seis álbuns de fotografia: Scavullo on Beauty, Scavullo Men, Scavullo Women, Scavullo, Scavullo: Photographs, 50 Years e Scavullo Nudes.
Como referenciar: Francesco Scavullo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-18 08:26:00]. Disponível na Internet: