Francisco Franco (escultor)

Escultor português, Francisco Franco de Sousa, irmão do pintor Henrique Franco, nasceu em 1885, no Funchal e morreu em 1955. Estudou escultura na Escola de Belas-Artes de Lisboa e, no início dos anos 10, deslocou-se para Paris com objetivo de completar a sua formação académica, tendo sido bastante influenciado pelos escultores Auguste Rodin e Antoine Bourdelle. Nesta cidade integra o grupo "Os Cinco Independentes" do qual faziam parte os artistas portugueses Dórdio Gomes, Henrique Franco, Alfredo Miguéis e Diogo de Macedo.
Em 1914, com o eclodir da Primeira Guerra Mundial, Francisco Franco regressa ao Funchal. As suas obras deste período revelam a passagem de um gosto naturalista (com influência de Rodin) para uma estética mais expressionista e um interesse pelos valores formais e pela modelação. Nesta altura Francisco Franco é um dos mais importantes escultores modernistas portugueses. A escultura "João Gonçalves Zarco", realizada em 1928, assinala o período público da sua carreira como escultor. Denota influências de Cézanne na facetação volumétrica e também um certo carácter expressionista na modelação. A iconicidade e o hieratismo da postura e o carácter heroico transformam esta obra no modelo adotado pelo regime político.
A partir da década de 30, torna-se um dos escultores mais solicitados para a realização da estatuária do Estado Novo e ganha enorme projeção no contexto nacional, influenciando quase todos os escultores coevos. De entre os inúmeros trabalhos que assina, destacam-se a estátua do "Infante D. Henrique", de 1931 e uma série de estátuas régias, como a de "D. João IV", colocada no Terreiro do Paço de Vila Viçosa (1943), uma das suas obras-primas.
Francisco Franco produz também escultura de temática religiosa, como o "Apostolado" da Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa (1935) ou a estátua do "Cristo-Rei" em Almada, concluída em 1959 (a sua última grande escultura). Cultivou ainda outros géneros, como o nu feminino e o retrato, de que se destaca a estátua de "António Salazar".
Como referenciar: Francisco Franco (escultor) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 18:39:30]. Disponível na Internet: