Francisco Providência

Artista português, Francisco Maria Mendes de Seiça da Providência Santarém nasceu em 1961, em Coimbra. Formou-se em Design de Comunicação na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1985.
A produção gráfica de Francisco Providência estende-se a vários temas, programas e expressões artísticas, numa perspetiva de globalidade e diversidade, reconhecendo com a mesma responsabilidade a tarefa de redesenhar um mapa, produzir uma ilustração, conceber a identidade corporativa de uma instituição, desenvolver uma linha de mobiliário ou construir uma exposição. Para este autor "a atividade do designer manifesta-se num tempo de perplexidade de linguagens e ambiguidades semânticas, procurando interpretar esteticamente, construindo pelo desenho a resolução funcional de problemas".
Neste contexto realiza projetos vários, incluindo logotipos, cartazes e outros elementos gráficos e ainda alguns estudos para mobiliário para a loja Sátira Design, da qual é sócio-fundador. Francisco Providência é ainda consultor na área de artes gráficas de algumas importantes instituições nacionais.
Desenvolve atividade docente na Escola Superior de Belas Artes do Porto e na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Porto, desde 1985. Nesta escola prestou provas de aptidão científica e pedagógica em 1991 e desde 1996 prepara a tese de doutoramento, sob o tema do desenho de arquitetura. Desde 1997 integra a docência de Design de Comunicação na Universidade de Aveiro.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e recebeu o prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida.
Como referenciar: Francisco Providência in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-21 21:54:57]. Disponível na Internet: