Franquelim Alves

Economista e governante português, Franquelim Garcia Alves nasceu em 1954.
Em 1979, licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. Dois anos depois, tornou-se no associado responsável pela área de Management Consulting Services da empresa Ernst & Young Portugal.
Em 1987, no mesmo ano em que se tornou revisor oficial de contas, assumiu o cargo de diretor do Banco Português do Atlântico (BPA), ficando responsável pelos Serviços de Consultoria Financeira. Ainda a partir desse ano, foi administrador de várias empresas do grupo BPA nos setores do imobiliário e do turismo. Em 1991 passou para a empresa Socifa & Beta, onde foi diretor de pesquisa e de finanças corporativas. No ano seguinte, mudou-se para o grupo Lusomundo, onde foi administrador responsável pela área de planeamento estratégico e mercado de capitais e pelas relações com investidores. Durante o período em que esteve na Lusomundo fez o MBA em Finanças pela Universidade Católica, em 1995. Dois anos depois, passou para o grupo Jerónimo Martins onde lhe foi entregue o cargo de Diretor Financeiro. Franquelim Alves ficou responsável pela gestão financeira e tesouraria, gestão de risco, fiscalidade e planeamento financeiro. Em 1999, fez o programa de Gestão Avançada da Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América.
No ano 2000, regressou ao Grupo Lusomundo como administrador financeiro, cargo que exerceu até 2002. Durante estes dois anos, desempenhou funções de administração em empresas do grupo, como a Lusomundo SGPS, SA, Lusomundo.net, Diário de Notícias, Lusomundo Media SGPS e Lusomundo Audiovisuais. Paralelamente, foi consultor da Cinveste SGPS, holding do tenente-coronel Luís Silva, de que também se tornou representante na administração da PT Multimédia SGPS.
Em setembro de 2002, assumiu a presidência do Conselho de Administração da Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores, SA.
A entrada de Franquelim Alves na vida política deu-se em abril de 2003. No dia 8 deste mês, tomou posse como secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia (Carlos Tavares) do XV Governo Constitucional, liderado pelo social-democrata Durão Barroso.
Como referenciar: Franquelim Alves in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-22 21:37:46]. Disponível na Internet: