Frederic Charles Bartlett

Psicólogo cognitivista inglês, Frederic Charles Bartlett nasceu a 20 de outubro de 1886 em Stow-on-the-Wold, Gloucestershire. Ficou conhecido pela sua abordagem na compreensão da memória humana e está comummente associado à psicologia experimental.
Estudou Filosofia na Universidade de Londres, após o que iniciou uma longa ligação à Universidade de Cambridge para estudar Psicologia experimental. Influenciou os métodos usados em psicologia, enfatizando o estudo de casos através de uma abordagem com técnicas estatísticas. Em Cambridge, fundou o Laboratório de Psicologia de que viria a ser diretor e em 1931 foi o primeiro professor de Psicologia experimental, posição que manteve até à sua reforma em 1952. Bartlett foi armado cavaleiro em 1948. Escreveu Remembering: A Study in Experimental and Social Psychology (1932), onde avança com um conceito sobre a memória. Para Bartlett, a memória dos factos passados são na verdade construções mentais coloridas pelos comportamentos culturais e pelos hábitos pessoais, mais do que fruto das observações diretas feitas na altura dos acontecimentos passados. Escreveu ainda Thinking: An Experimental and Social Study (1958).
Sir Bartlett morreu a 30 de setembro de 1969 em Cambridge, Inglaterra.

Como referenciar: Frederic Charles Bartlett in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-12 09:55:29]. Disponível na Internet: