Artigos de apoio

Frederick Sommer
Fotógrafo e arquiteto italiano, Frederick Sommer nasceu em 1905. Em 1913, partiu com a família para o Brasil, onde viveu durante vários anos. Licenciou-se em Arquitetura Paisagística na Universidade de Cornell, em 1927, regressando posteriormente ao Brasil para exercer na área.
Ao contrair tuberculose, Sommer viu-se obrigado a abandonar a sua carreira profissional. Durante a sua convalescença, desenvolveu o seu especial interesse pela arte - em 1931, quando se encontrava na Suíça para recuperar da doença, adquiriu a sua primeira máquina fotográfica. As suas primeiras fotografias foram tiradas no Arizona, em 1930. Foi nesta época que produziu um dos seus trabalhos mais conhecidos: impressionantes registos de vísceras e carcaças de animais e paisagens perturbadoras do deserto.
Sommer resolveu dedicar-se mais seriamente à fotografia depois de contactar com Alfred Steiglitz, em 1935, e com outros fotógrafos como Paul Strand e Edward Weston. Durante a década de quarenta, conheceu o pintor e fotógrafo Charles Sheeler e o artista Max Ernst, que incentivaram significativamente Sommer neste percurso.
A primeira exposição individual de Frederick Sommer realizou-se no Museu de Arte de Santa Bárbara, na Califórnia, em 1946. Em 1952, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque apresentou uma mostra mais extensa, incluída nas séries "Diogenes with a Camera".
Embora nunca se tornasse tão conhecido como outros mestres da fotografia, Sommer foi, ainda assim, um dos grandes artistas nesta forma de arte. Trabalhando toda a dimensão da fotografia com uma genuína sensibilidade surrealista, conseguiu produzir um porta fólio simultaneamente requintado e perturbador.
Ao longo da vida lecionou em diversas instituições, como o Prescott College, no Arizona, Instituto de Arte de São Francisco, na Universidade de Princeton, entre outras. Só em 1956 é que seria publicado o seu principal porta fólio. Em 1962, surgiu a primeira monografia sobre o seu trabalho.
Frederick Sommer morreu aos 93 anos, em 1999, na sua casa em Prescott.

Como referenciar: Frederick Sommer in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-06-29 15:17:16]. Disponível na Internet: