Friedrich Hermann Hund
Físico alemão, Friedrich Hermann Hund nasceu em Karlsruhe, na Alemanha, a 4 de fevereiro de 1896, e morreu a 31 de março de 1997.
Ficou conhecido pelo seu trabalho sobre a estrutura eletrónica de átomos e moléculas. Introduziu um método de orbitais moleculares para determinação da estrutura eletrónica de moléculas e formação de ligações químicas.
Em 1925 formulou uma regra empírica, denominada regra de Hund, para espetros atómicos. Esta regra permite determinar o nível mais baixo para dois eletrões que possuem o mesmo número quântico n e l. O pressuposto em que assenta é: o nível mais baixo de energia possui o máximo de multiplicidade consistente com o Princípio de Exclusão de Pauli.
Hund foi professor e realizou pesquisa científica em diversas universidades alemãs, tais como: Rostock, Leipzig, Jena, Frankfurt am Main e Göttingen.
-
FrankfurtCidade da Alemanha. Situada no estado de Hessen, nas margens do rio Meno, possui uma população de 64...
-
LeipzigA cidade de Leipzig fica situada na região administrativa da Saxónia, na confluência dos rios Pleiss...
-
regra de HundA regra de Hund, como o próprio nome indica, foi formulada pela primeira vez, em 1927, pelo físico a...
-
AlemanhaGeografia País da Europa Central. Estendendo-se dos Alpes, a sul, até ao litoral do mar do Norte e d...
-
Peter MitchellQuímico britânico nascido em 1920, em Surrey, e falecido em 1992, na Cornualha. Foi laureado com o P
-
Viktor MeyerQuímico alemão, nascido em 1848 e falecido em 1897, a quem se devem importantes trabalhos de investi
-
MendeleievQuímico soviético, Dimitri Ivanovich Mendeleiev nasceu em 1834, em Tobolsk, na Sibéria e faleceu em
-
Mario MolinaCientista norte-americano nascido em 1943, na Cidade do México. Fez o seu doutoramento na Universida
-
Stanford MooreBioquímico norte-americano nascido em 1913, no Illinois, e falecido em 1982, em Nova Iorque. Partilh
-
Marshall NirenbergBioquímico norte-americano nascido a 10 de abril de 1927, em Nova Iorque. Partilhou o Prémio Nobel d