funcho

Designação comum de plantas herbáceas do género Foeniculum, da família das Umbelíferas.
O funcho, Foeniculum vulgare, é uma planta vivaz, glabra, com caules eretos, ramificados e estriados, cuja altura varia entre os 80 centímetros e os dois metros.
As folhas inferiores são tetra ou pentapenatissectas, com cada uma das partes estreitas e alongadas filiformes. As superiores apresentam bainha comprida e limbo mais reduzido.
As flores dispõem-se em umbelas compostas e terminais. O cálice não apresenta dentes e a corola é formada por cinco pétalas amarelas. A floração ocorre entre os meses de julho e setembro.
Os frutos são aquénios oblongos, acizentados.
Existem diversas variedades espontâneas de funcho com frutos ligeiramente doces, apimentados ou amargos e uma variedade cultivada muito doce da qual é comestível a base carnuda das folhas. O perfume aromático e o sabor picante do funcho devem-se a uma essência rica em anetol, substância que existe principalmente nas sementes e que é estimulante e digestiva. O funcho é utilizado como tónico e vermífugo, entrando na preparação de diversos licores.
Encontra-se nos prados e matos húmidos, principalmente do Norte e Centro de Portugal.
O Foeniculum vulgare é também conhecido por funcho-amargo e fiôlho.
Como referenciar: Porto Editora – funcho na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-17 02:51:22]. Disponível em