Garbage

Grupo pop-rock norte-americano formado, em 1994, por Butch Vig (bateria) Steve Marker (guitarra e baixo) Duke Erikson (guitarra e teclas) e Shirley Manson (voz).
Bryan "Butch" Vig (n. Viroqua, Wisconsin, EUA), Steve Marker e Doug "Duke" Erikson (n. Nebraska) tocaram juntos nos Spooner, mais tarde rebatizados Firetown. Butch Vig destacou-se ainda no âmbito da produção, nomeadamente com os Nirvana (Nevermind) e os Smashing Pumpkins (Gish, Lull e Siamese Dream), entre outros.
Shirley Manson (n. 26-08-66, Edimburgo, Escócia) iniciou a sua carreira como vocalista de apoio aos Goodbye Mr. Mackenzie. Fez parte dos Angelfish como vocalista principal, antes de se juntar a Butch, Steve e Duke para formar os Garbage. O álbum de estreia, Garbage, foi um dos mais aclamados de 1995 pela crítica. Graças a temas como "Queer", "Only Happy When It Rains", "Stupid Girl" e "Milk", o disco rapidamente atingiu o estatuto de platina, atingindo o Top 20 em mais de 10 países. Os prémios da MTV Europa consideraram o grupo a revelação do ano.
Em 1996, o tema "Crush", que fora utilizado como lado-B de um dos singles anteriores, surgiu na banda sonora do filme Romeo + Juliet.
As expectativas quanto ao sucessor do álbum Garbage não saíram defraudadas. Com textos totalmente a cargo de Shirley Manson, saiu, em 1998, Version 2.0. O álbum originou os singles "Push It" (1998), "I Think I'm Paranoid" (1998), "Special" (1998), "When I Grow Up" (1999) e "The Trick Is to Keep Breathing" (1999). Foi disco de ouro em Portugal.
O terceiro registo discográfico do grupo surgiu em 2001. Com o título Beautiful Garbage, o disco conseguiu um sucesso moderado, graças aos singles "Androgyny", "Cherry Lips (Go Baby Go)" e "Shut Your Mouth". Ainda assim, o disco colheu excelentes críticas, sendo apontado em muitos casos como o álbum mais consistente do grupo. Uma referência ainda para a edição de Special Collection, no ano seguinte, uma recolha de cinco faixas, com algumas raridades especialmente dedicadas aos fãs do grupo, que inclui ainda uma versão dos The Neptunes para "Androgyny".
Como referenciar: Garbage in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 01:32:08]. Disponível na Internet: