Gaza

Província do Sul de Moçambique cuja capital é a cidade de Xai-Xai (antiga vila João Belo). Confinada pelas províncias de Maputo, Manica e Inhamane, pela África do Sul (a oeste) e pelo oceano Índico (a este), a província de Gaza possui uma superfície de 75 450 km2 e uma população de 1 266 431 habitantes (em 2001), constituída fundamentalmente pelo povo Changana.
Conhecida como celeiro do país, a província de Gaza é uma importante fonte de produtos agrícolas, como arroz, caju, milho e algodão, aos quais estão relacionadas várias industrias.
Xai-Xai, Bilene e a zona costeira entre as duas cidades atraem turistas, principalmente, pelas infraestruturas turísticas e pela boa acessibilidade que oferecem. Das diversas praias que integram a província de Gaza destacam-se as praias de S. Martinho de Bilene, Chongoene e Sepúlveda. A região é também propícia à caça, dada a existência de várias coutadas junto aos confluentes do rio Limpopo e do rio dos Elefantes. A província de Gaza está ainda associada à figura histórica de Gungunhana, chefe Vátua, resistente ao domínio e à colonização portuguesa, que foi preso por Mouzinho de Albuquerque, em Chaimite, no município de Chibuto.
Como referenciar: Gaza in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-18 20:30:37]. Disponível na Internet: