gene

Os genes são os moldes de todas as moléculas de ARN e de proteínas encontrados nas células. O gene recessivo é o alelo que não tem expressão no fenótipo quando os dois alelos diferentes (recessivo e dominante) se encontram nas células do organismo.
O termo gene foi estabelecido por W. Johannsen em 1909 para designar os fatores hereditários de Mendel. Os estudos citológicos e genéticos demonstram que os genes, embora de natureza química desconhecida, são as unidades fundamentais da hereditariedade. São considerados como unidades indivisíveis dos cromossomas onde se situam. Os genes são constituídos por cadeias lineares de ADN. A molécula de ADN pode ser quebrada e recombinada com outra em qualquer ponto.
Como unidade funcional do material genético, os genes condicionam, pormenorizadamente, as moléculas de ARN e proteínas utilizadas na arquitetura, metabolismo e reprodução celular. Devido à sua capacidade para mudar, podem associar-se e formar diferentes combinações constituindo a base da moderna interpretação da evolução.
Como referenciar: Porto Editora – gene na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-27 00:08:01]. Disponível em