George Louis Leclerc, Conde de Buffon

Naturalista e escritor francês, nasceu em 1707, em Montbard, e morreu em 1788, em Paris. Oriundo de uma família de posses, estudou Ciências e Humanidades em Dijon e Angers, tendo sido a área científica a que mais interesse lhe suscitou. Depois de entrar para a Academia de Ciências, em 1739, recebeu um convite para ser o administrador do jardim do rei, o Jardim das Plantas, em Paris, que depressa transformou num centro de investigação e formação.
Leclerc distinguiu-se na forma como interpretou os fenómenos naturais, considerando a Natureza - orgânica e inorgânica - como um todo. Foi o primeiro cientista a formular a teoria catastrófica para a formação do sistema solar; segundo ele, os planetas existentes teriam sido formados à custa de matéria separada do Sol devido a uma colisão desta estrela com um cometa.
Na sua primeira publicação, com repercussões profundas no conhecimento de então, Épocas da Natureza, descreveu as suas ideias profundas sobre a formação do globo terrestre. Publicou o seu célebre livro História Natural (44 volumes) entre 1749 e 1789, e, postumamente, foi ainda publicada a História Natural dos Minerais (1789).
Como referenciar: Porto Editora – George Louis Leclerc, Conde de Buffon na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-22 06:49:50]. Disponível em