George Soros

Milionário húngaro nascido em 1930, em Budapeste, na Hungria. Durante a Segunda Guerra Mundial sobreviveu à ocupação nazi e, em 1947, abandonou o regime comunista da Hungria para ir estudar em Inglaterra. Acabou por se licenciar na Escola Londrina de Economia, em 1952. Durante os seus tempos de estudante interessou-se pelo trabalho do filósofo Karl Popper, que viria a ter uma grande influência nas suas atividades profissionais e filantrópicas.
Aos 26 anos, George Soros resolveu mudar mais uma vez de país e foi viver para os Estados Unidos da América. Aqui criou e passou a gerir um fundo de investimento internacional que lhe permitiu acumular uma grande fortuna.
Em 1979, já detentor de uma grande fortuna, passou a dedicar-se também a atividades filantrópicas. Começou por ajudar estudantes negros da África do Sul a aceder à Universidade do Cabo, numa altura em que existia o regime de apartheid. Ao longo dos anos, nunca parou de ajudar os mais necessitados, passando a liderar uma rede de associações de apoio disseminada por mais de 50 países. As áreas onde presta mais ajudas é a Europa Central e de Leste e antiga União Soviética, mas também está presente em África, América Latina, Ásia e Estados Unidos da América. O objetivo é construir e manter infraestruturas e instituições livres para ajudar a criar sociedades livres. Nesse sentido, em 1992 fundou em Budapeste a Universidade Central Europeia. A nível profissional, Soros chegou a presidente e diretor da Soros Fund Management LLC, uma empresa privada de gestão de investimentos que se tornou a principal conselheira do grupo de investimentos Quantum, também sua pertença. Em junho de 2000, Soros fundiu diversas das suas empresas de investimento para formar a Quantum Endowment Fund. Esta foi reconhecida como uma das mais lucrativas de sempre.
Paralelamente à bem sucedida carreira profissional, Soros foi escrevendo vários livros, essencialmente, sobre o mundo dos negócios, a democracia, a globalização e o capitalismo. Começou em 1987 com The Alchemy of Finance. Também escreve regularmente sobre política, sociedade e economia em grandes jornais e revistas em todo o mundo.
Soros foi distinguido com doutoramentos Honoris Causa por diversas universidades, como as de Oxford (Inglaterra), Budapeste (Hungria), Yale (Estados Unidos da América) e Bolonha (Itália).
Como referenciar: George Soros in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-19 16:03:42]. Disponível na Internet: