Geração da Claridade

O movimento literário cabo-verdiano surgiu com a revista Claridade, em 1936, e vai-se firmando, lenta e subterraneamente, alastrando-se para fora dessa revista, envolvendo uma geração inteira.
Claridade surgiu sem o habitual Manifesto, que andava na moda por essa altura, sem uma explicação prévia, sem um programa expresso. O principal projeto da Geração da Claridade era o de fincar os pés na terra - falar da terra, do homem em todo o seu envolvimento, da cultura mais própria, criando, assim, raízes com o chão, por forma a proporcionar uma íntima e profunda ligação de amor firme do homem à terra que o sustém. Para realizar o desejo de levar o povo a fincar os pés na terra, os homens da Geração da Claridade tinham, forçosamente, que dedicar grande parte do seu interesse ao movimento contrário a esta vontade - a emigração. De facto, o tema da emigração foi amplamente retratado na literatura que marcou a Geração da Claridade. Há mesmo quem acuse os homens desta Geração de dar demasiada importância e atenção a esta temática, tornando (ao olhar exterior) a literatura cabo-verdiana da década de 30 quase exclusivamente baseada na temática do "Evasionismo".
De par com esta temática, e talvez motivada por ela, Claridade prende-se a temas recorrentes como os do terralongismo geográfico - a terra longe, o local de fuga para onde emigravam os homens de Cabo Verde: América, principalmente; o tratamento duplo do elemento Mar - mar como prisão, que impede o homem de alargar os seus horizontes, e o mar como evasão, que permite ao homem novos conhecimentos, novas experiências e, sobretudo, possibilidades de sobrevivência numa terra, pelo menos, mais fértil; as montanhas e planícies áridas e secas - que impediam o homem de subsistir naquela terra tão infértil; a dimensão telúrica da terra - onde se revela um incomensurável amor àquela terra, amor esse que tanto faz sofrer na hora da partida; a tragédia das eternas secas das ilhas - que fustigam a terra e a alma cabo-verdianas, levando ao desespero de querer partir.
A envolver todas estas temáticas que giram à volta do grande e marcante tema da emigração temos, espelhadas em todos os textos, mensagens e condutas destes homens da Claridade, a indesmentível e claramente declarada fé desmedida, religiosidade pura deste povo que, mesmo marcado pelas agruras daquela terra, não deixam de esperar que um dia tudo mude e eles possam fincar os pés numa terra que os sustente plenamente.
Como referenciar: Geração da Claridade in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 08:48:59]. Disponível na Internet: